Curso online: "Teologia dos sacramentos" (Link ao curso completo)

MÓDULO 3: A Confirmação
Tema  1: O Espírito Santo na vida de Cristo (ver o vídeo)

https://www.youtube.com/watch?v=SqH66p53sbY



Cristão é todo aquele que segue a Jesus Cristo, que o imita na sua vida. Se queremos ver como é a presença do Espírito Santo nas nossas vidas para entender melhor o grande dom do sacramento da Crisma onde recebemos o Espírito Santo como nosso Doce Hóspede da alma, temos que ver em primeiro lugar como era a relação de Jesus com o Espírito Santo.
Essa relação é importantíssima porque não podemos dizer que uma passagem concreta é o fundamento onde Cristo instituiu este sacramento. Será toda a relação de Jesus com o Espírito Santo que mostrará a existência deste sacramento.
O Espírito Santo sempre esteve presente na vida de Jesus e se manifestou nos principais momentos. Lembramos a anunciação a Maria onde o anjo disse:
“O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra” (Lc 2,35).
No batismo de Jesus:
“O Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba” (Lc 3,22).
Quando Jesus pregou na sinagoga de Nazaré afirmou o seu messianismo e citou a passagem de Isaías (12,28) dizendo:
“O Espírito Santo do Senhor está sobre mim, porque me ungiu...” (Lc 2,35).
Na crucifixão:
“Havendo Jesus tomado do vinagre, disse: `Tudo está consumado´. Inclinou a cabeça e rendeu o espírito” (Jo 19,30).
E na sua ressurreição diz o Ato dos Apóstolos que foi ressuscitado pelo Pai por ação do Espírito Santo.
Jesus prometeu muitas vezes o Espírito Santo àqueles que acreditarão nele. Disse que o Espírito nos guiará à verdade plena, que colocará as palavras na boca de quem pregasse o seu nome, que dará força ante as tribulações, etc.
Durante a ressurreição soprou sobre os apóstolos dizendo: “recebei o Espírito Santo” e em Pentecostes, símbolo máximo da vinda do Espírito Santo sobre todos nós, e por tanto, símbolo máximo também do sacramento da Confirmação, desceu o Espírito Santo sobre os Apóstolos reunidos.
Em todas estas passagens fica muito claro que o Espírito Santo realmente existe. E não só isso, Ele atua realmente nas nossas vidas.
Muitas vezes o seu papel é secundário na vida de cada um de nós. Parece pouco importante. Isso é porque o Espírito Santo não gosta de protagonismo, não gosta de aparecer, mas no fundo a sua ação é enorme.

Leave a Reply